sábado, 20 de dezembro de 2014

À tristeza

Inevitável.
Quando ela se aproxima, minhas mãos começam a tremer, esperando por uma folha de papel ou um computador... num ensejo imenso de despeja-la, inundando o espaço, fazendo-a transbordar até que não haja mais resquício seu em meu coração.
Ela se delicia do modo com que sua presença me faz hesitar e de como aos poucos toda a ira que a acompanha me paralisa. Ela observa, vem chegando com mais força, sobe até meus joelhos travando-os. Apodera-se de meu ventre, causando um desconfortável nauseio. Resseca meus lábios e boca até encher meus olhos de tanta água. Não consigo enxergar nem à ela, nem ao mundo ao meu redor... o chão começa a se mover e o fronte de minhas têmporas irrompe em dor.
Vejo meus joelhos no chão, minhas mãos cheias de pó e lágrimas, minha face distorcida de modo irreconhecível.
De repente, sinto-me tão vazia e como poderia ser? Como sentir-se vazia enquanto ela preenche todos os campos e esquinas de meu espírito que nem sabia existir.
Permito-me senti-la e permito-me deixá-la ir... sei que em algum momento ela voltará.

sábado, 8 de março de 2014

Premios da Paz


Hoje estava assistindo a um filme que contava parte da trajetória de Aung San Suu Kyi. Para quem não sabe, até como eu própria há algumas horas atrás, Suu Jyi foi ganhadora do premio Nobel da paz em 1991. Mesmo depois de ser reconhecida mundialmente por suas tentativas de instalar a democracia em Mianmar e trazer à população direitos que nos parecem óbvios, ela ainda enfrentou experiências terríveis que desafiaram até o limiar de suas forças, a persistência e resignação em seus ideais.

Quando vejo esses exemplos fico pensando no que consiste a vida para cada pessoa e em qual é nosso real propósito aqui neste planetinha. Os exemplos são diversos, desde líderes globais que desempenharam papéis cruciais na liberdade da raça humana como Nelson Mandela, Gandhi e Suu Kyi até pessoas que dedicam sua vida em anonimato às causas superiores. Bombeiros, médicos, enfermeiros, cuidadores, voluntários. Pessoas que escolhem todos os dias fazer a diferença para um mundo melhor. Sem mencionar àqueles que se dedicam a ouvir e tocar a alma das pessoas: artistas, músicos, poetas.
Nessa engrenagem da vida cada ser tem o potencial de agregar com algo único.

Então continuo pensando... Com que gastamos nosso tempo? Quais preocupações dominam nossa mente? Com que estamos tão envolvidos diariamente?

Estamos cada vez mais imersos na solidão e isolamento. Amparando-nos às redes sociais e à rapidez da internet, vivemos dia após dia a mesma vida sem graça. Descontentes com o trabalho, com o transito, com os vizinhos ou o tamanho do apartamento em que estamos. Queremos vidas perfeitas, admiramos o luxo e a frugalidade, veneramos aparências e constantemente nos encontramos deprimidos. Sozinhos.
Já não sabemos o que nos motiva, o que nos dá alegria e urge a vontade de se desvencilhar de toda responsabilidade e rotina que a vida moderna nos impõe. Estamos insensíveis às atrocidades que se passam pelo mundo, às notícias violentas que nos assolam, o descaso político, a opressão, as doenças, a miséria. Não vemos, não ligamos, não temos tempo para pensar em nada além de nós mesmos. E ainda assim, encontramo-nos anestesiados em lugar algum.

Já é tempo de rompermos as barreiras virtuais que nos colocamos. Já é tempo de nos espelharmos em exemplos dignos de nossa atenção.
Pessoas tesouro nos cercam o tempo todo. Pessoas que passaram por dores insondáveis, provações incalculáveis de dor e sofrimento porém que nunca esmoreceram pois lutavam por algo muito mais forte que o orgulho e egoísmo.
Pessoas que brilharam em momentos de total escuridão e nos emprestaram suas experiências para nos guiar o caminho. Que decoraram com suas lágrimas e amor ao próximo, aos valores básicos pelos quais a humanidade anseia, a chegada à plenitude moral.
São exemplos, dos mais ricos, que marcam a trajetória do homem na terra.
Por isso, faço um convite (no qual eu mesma me incluo): que tal reservarmos um pouco do nosso tempo diário para meditar sobre o que nós podemos fazer de diferente? O que nós podemos colaborar mediante esses exemplos?
Se Deus deu a força necessária a essas pessoas em provações muito maiores que a nossa, com certeza, estaremos amparados para seguir no caminho que escolhermos no bem.

Temos como obrigação lutar e promover a paz neste planeta. A transformação que se estende no mundo traz consigo muitas dúvidas e abre muitas portas que levam ao desespero e à falta de amor. Vemos violências, corrupções, dor, fome, miséria, falta de saúde, falta de infraestrutura, repressões políticas e religiosas em todo mundo. Mas vemos também um males que se propagam sorrateiramente: a indiferença, o descaso, o egoísmo, a angústia, a inveja, a vaidade.  Todos nós carregamos as ferramentas para acabar com essas chagas.
Mas este é o momento que temos para a reflexão. Refletir, mudar e agir.

Ainda há muito a se fazer para que a Terra seja um planeta abdicado dessas dores tão primitivas. Porém precisamos de mais prêmios da Paz. Precisamos fazer de nossas vidas exemplos para o amanhã.
Já é tempo.