Have you ever seen yourself through the eyes of someone else? And look yourself through the eyes of an ultimate observer?
Inicialmente essa frase tinha um significado diferente para mim.
Aos poucos fui entendendo qual é a maginífica sensação de liberdade derivada dessa filosofia.
A grande maioria dos seres humanos tem habitos de vida levados pelo incessante fluxo de seus pensamentos. Refletimos, julgamos, temos opiniões sobre quase tudo que nos cerca, o tempo inteiro. Não descansamos a mente, não paramos de pensar... Até mesmo o pensamento de parar de pensar nos agonia.
Somos levados por marés de informações, conceitos, dados, números, fotos, mídia. E tudo isso soa tão normal e intriseco à nossa natureza que muitas vezes acreditamos que essa forma de viver é inata ao homem.
Não nos damos conta da quantidade de energia e tempo que dispendemos às coisas superfluaas: "terei uma casa?", "acharei o amor da minha vida?", "conseguirei dinheiro para pagar minhas contas?", "serei promovida?", etc...
Coisas essas que criam uma falsa sensação de responsabilidade, de vida, de felicidade...
Pulamos de preocupações para preocupações de maneira desmedida e inútil.
E de repente vem a proposta: Você já se enxergou pelos olhos de uma outra pessoa?
Para que esta frase não se torne inadequada, pois a intenção não é julgar e ter opiniões, mas apenas observar, vamos refaze-la da seguinte forma: Você já se enxergou pelos olhos de um ser onipresente? Um ser maior?
E quando entendemos dessa maneira, podemos de fato observar nossa realidade mais profunda. A realidade que para muitos soa como irreal, mística.
Temos a sensação de liberdade mais abrangente que nosso ser pode compreender. A compreensão acontece sem palavras, os sentimentos fluem sem explicações e a criatividade chega a seu nível máximo.
Então você compreende que seus pensamentos não o dominam, mas você os determina, os seleciona e os coloca em prática. Você entende que você é responsável pela realidade que o cerca e que é teu o poder de alterá-la como bem entender.
O silencio mental acontece e a calma inunda a vida como nunca antes.
A confiança dos valores se torna mais forte e você os vivencia plenamente.
Você passa a se concentrar nas perguntas e não mais nas respostas... Somos todos mistérios da vida. E isso é o que a torna interessante.
Aos poucos esse raciocínio será tão inerente ao homem como sua respiração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário